0 3 min 5 meses

Por: IDMJR

No dia 30 de abril se celebra o Dia da Baixada, ainda de pouco conhecimento dos próprios moradores e moradoras da Baixada Fluminense. A IDMJR é uma organização da Baixada Fluminense que tem como um dos seus eixos de trabalho a garantia de nossa memória, sobretudo promover o legado das resistências das pessoas e dos movimentos sociais da Baixada.

O próprio Estado a partir da Lei 3.822/2001 formalizou o dia 30 de abril como o Dia da Baixada. A ideia do projeto de lei surgiu a partir de um encontro de agentes culturais realizado na FEBF/UERJ em Duque de Caxias no ano de 2000, que construíram a Carta Cultural da Baixada, que nela constava a criação deste dia da Baixada.

A data faz referência a inauguração em 30 de abril de 1854 da Primeira Ferrovia Brasileira que ligava o Porto de Mauá – estação da Guia Pacopaíba, em Magé, na região hoje conhecida como Fragoso. 

A lei tem na sua proposta em seu artigo 2º, anterior ao dia 30 de abril, uma semana pedagógica sobre a Baixada Fluminense em colégios estaduais para que a Baixada Fluminense tenha sua importância reconhecida na política do Estado do Rio de Janeiro. Mas, sabemos que o próprio estado não produz estas ações, o que só ratifica duas certezas que a IDMJR vem produzindo:

  1. Não será Projeto de Lei que garantirá as nossas memórias e nossos direitos.
  2. Devemos fortalecer e produzir nossas memórias, como instrumento de luta contra este Estado!

Diante disto a IDMJR vem produzir uma série de ações para consolidar este dia 30, como dia da resistência da Baixada Fluminense:

– De 26 a 30 de abril – Colagem Lambes sobre Desaparecimentos Forçados em Belford Roxo 

Dia 27 de abril – Artigo da Monique Rodrigues e Nívia Raposo sobre o Carnaval da Resistência Negra

Dia 28 de abril – Artigo da AHOMAR- Associação Homens do Mar da Baia de Guanabara sobre Resistência e o desafio de lutar por Direitos Humanos na Baixada. 

Dia 29 de abril – Roda de Conversas com Mães e Familiares de Desaparecidos Forçados sobre a Campanha Onde Está meu Filho?

Dia 30 de abril – Evento Desmilitarizar o Brasil: ditadura ontem e hoje

#BaixadaResiste!


Deixe uma resposta