
Por IDMJRacial
São João de Meriti possui uma população de 473.385 pessoas em 2021, sendo a cidade com a maior densidade populacional da América Latina, recebendo o apelido “Formigueiro das Américas”. Conforme a atualização da divisão territorial administrativa, São João de Meriti conta com 16 bairros, que frequentemente são violentados pelo Estado representado pela polícia e por disputas com facções e milícias que entram em guerra constante para ocupar espaços como: comércios, pontos de venda de drogas e até ocupação para construir uma estratégia de locomoção/transição pelo território.

Nessa disputa observa-se um grande número de operações policiais em horários diversos que impossibilitam os moradores de ter o direito de ir e vir. O medo das inúmeras operações policiais e guerras de facções de tráficos com milícias têm aumentando o números de venda de imóveis, em certas áreas um esvaziamento territorial daqueles que possuem condições financeiras de morar em outras áreas da cidade.
Ao observar o mapa é possível identificar que operações policiais são realizadas em áreas de domínio de uma facção de tráfico específica, o Comando Vermelho, usando as seguintes justificativas: retiradas de barricadas, combate ao crime e apreensão de armas e drogas. Entretanto, as estatísticas do próprio Estado já indicam uma baixa quantidade de drogas e armas apreendidas via operações policiais. Haja vista, que essas incursões apenas geram maior conflito armado em becos e vielas nas periferias e favelas e submetendo a população a constantes violações de direitos humanos.

No 1° trimestre de 2023 ocorreram 292 operações policiais na Baixada Fluminense, conforme os dados sistematizados pela IDMJRacial. São João de Meriti foi o segundo município da Baixada com maior registro de operações policiais realizadas, um total de 48 incursões.Sendo Vila Ruth a comunidade que mais recebeu operações policiais, cerca de quase metade de todas as operações policiais realizadas em São João de Meriti.
Em relação a milícia, seu poderio é maior consolidado em Vilar dos Teles, devido à instalação do programa Segurança Presente nesta localidade em 2020. Hoje, o público e o privado se relacionam e produzem controle de corpos e de mortes em Vilar dos Teles. Existem disputas neste território também com Comando Vermelho, mas as milícias dominam a maior área de Vilar dos Teles. No primeiro trimestre de 2023, chamamos a atenção para o conflito quase cotidiano entre milícia e Comando Vermelho no Jardim Paraíso, que propiciou uma série de operações policiais.

Como podemos ver em nosso mapa, o território do São João de Meriti possui quase toda a sua extensão regional dominados pelo Comando Vermelho, devido a proximidade com comunidades da cidade do Rio de Janeiro com presença massiva da mesma facção, poucos bairros possuem a consolidação da milícia, que diante disto vem se articulando e tentando reformular estratégias em parceria com o TCP – Terceiro Comando Puro.
Nos territórios onde as milícias são consolidadas as operações são quase nulas. Atualmente a presença das milícias em SJM se concentra do Vilar dos Teles a bairros que fazem divisas com Belford Roxo (Coelho da Rocha, Bom Pastor, Redentor e Jardim Gláucia) e Duque de Caxias ( Jardim Olavo Bilac, Jardim Metrópole, Parque Araruama e Parque Analândia) devido a nesses municípios o projeto de milicialização ser hegemônico. São João do Meriti é o único município da Baixada Fluminense onde a política de segurança pública da milicialização não se consolidou como hegemônica ainda.
*Todos os dados produzidos foram construídos a partir de escutas/informações dos moradores e moradoras de São João do Meriti.