1 3 min 4 anos

Por Giselle Florentino

No primeiro trimestre de 2020, o Instituto de Segurança Pública – ISP registrou um total de 283 homicídios dolosos e 132 mortes causadas por autos de resistência na Baixada Fluminense. Ocorrendo uma diminuição de 4,35% nos casos de homicídios e 15,77% nos autos de resistência na região em relação ao primeiro trimestre de 2019. Ressalta-se que a queda foi em menor intensidade quando comparado aos dados da capital do Rio de Janeiro para o mesmo período.

Ademais, Mesquita e São João de Meriti dobraram os registros de casos de homicídios e auto de resistência em relação ao primeiro trimestre do ano passado. São áreas de intensas disputas e recorrentes tentativas de invasão de milícias em um território controlado por uma facção de tráfico específica.

No início de março, o Governo do Estado do Rio de Janeiro decretou isolamento social em todo o território fluminense. O que deveria significar a diminuição das operações policiais em favelas e periferias. Porém, essa não foi a realidade.

A IDMJR sistematizou os registros de Operações Policiais na Baixada Fluminense ao longo de todo este ano. Identificamos que no 1° trimestre de 2020 ocorreram 138 operações policiais na Baixada, resultando em 20 pessoas assassinadas e 56 pessoas feridas.

Operações Policiais na Baixada Fluminense – 1º trimestre de 2020

Fonte: IDMJR

O Batalhão que mais realizou operações policias é o de Belford Roxo, com um total de 48 operações em 3 meses. Tivemos 44 operações em Duque de Caxias, 22 em Queimados, 13 em Nova Iguaçu e 11 em São João de Meriti. O que nos chama a atenção são que essas operações sempre acontecem em territórios dominados pela facção de tráfico rival das frações de milícias da Baixada. Qual seria o motivo para o Estado escolher apenas essas áreas para realizarem operações?

As Operações da Polícia ainda têm impedido ações de solidariedade e combate ao Covid-19 nas favelas e periferias. Mesmo em tempos de isolamento social, o braço armado do Estado promove o genocídio letal da população negra, pobre, favelada e periférica.

Por isso, a IDMJR reuniu informações das operações policias e atuação das milícias na Baixada durante o período de isolamento social no Boletim Especial sobre Covid-19 e as Milícias na Baixada Fluminense. O Boletim Especial da IDMJR já está disponível para acesso. Confira aqui!


One thought on “OPERAÇÕES POLICIAIS NA BAIXADA FLUMINENSE

Deixe uma resposta