1 2 min 3 anos

Por Equipe IDMJR


A IDMJR entende que o direito à memória é um importante instrumento de reparação histórica e também de promoção de justiça racial. Por isso, estamos construindo um memorial virtual e também físico para visibilizar o legado de distintas resistências do povo negro, pobre e periférico.

Os diferentes formatos de memoriais contará com homenagens as mulheres negras de ontem, de hoje e de sempre que construíram e que constroem o enfrentamento as violência do Estado.

O primeiro memorial em celebração as lutas das mulheres negras apresentará as principais mulheres negras da Baixada Fluminense que são atuantes nas lutas sociais do território e também vamos homenagear Maria Conga, Mãe Beata e Marielle Franco para manter viva a memória de mulheres negras que inspiram e simbolizam as resistências históricas contra um sistema que cotidianamente tenta aniquilar o povo negro.

A Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial com essa ação busca promover um sentimento coletivo de reprovação a qualquer tipo de violação, em especial da Violência de Estado, por entender que ao produzirmos memória estamos construindo uma justiça racial, baseada em reparação histórica.

O primado do não esquecimento volta-se para uma perspectiva intergeracional, de um futuro diferente e para que os atos traumáticos não mais se repitam. Além disso, objetiva-se combater os resquícios do sistema escravista que ainda resistem, nas dimensões materiais e simbólicas.

Em breve, mais notícias.

Seguimos na luta por memória, justiça e verdade.


One thought on “EM BREVE: MEMORIAL NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE

  1. Parabéns por está inciativa importante para a luta das mulheres e principalmente as negras da Baixada Fluminense que sofre com ratos retrocessos na política pública dos governo.
    Mas nós o movimente de mulheres negras ñ vamos dar um passo atrás.
    #Vidasnegrasjmportam
    #Ninguémsoltaamaodeninguem
    #queremosvacinaecomidanamesa
    #Nossospassosvemdelonge

Deixe uma resposta