Ir para conteúdo

DENÚNCIA INTERNACIONAL: MORTES EM BELFORD ROXO

Por: Equipe IDMJR


A Iniciativa Direito à Memorial e Justiça Racial protocolou ontem, dia 25/01, um informe para a relatoria de Execuções Extrajudicial, Sumárias ou Arbitrárias das Nações Unidas e para relatoria Sobre os Direitos das Pessoas Afrodescendentes e Contra à Discriminação Racial da Comissão Interamericana de Direitos Humanos – CIDH e também uma denúncia internacional para na Organização dos Estados Americanos – OEA devido aos 14 dias ininterruptos de operações policiais em Belford Roxo.

No dia 11 de janeiro de 2021, ocorreu em  Belford Roxo no Complexo do Roseiral e adjacências uma operação policial com arsenal de guerra civil, foi a primeira vez que a região teve contato com algo deste porte. Uma megaoperação policial que contava com vários blindados, caveirões, uma grande quantidade de policiais, a participação de diversos grupos táticos, como o BOPE, BAC e Choque.

Todo esse arsenal utilizado, segundo a própria polícia, foi para implantar o 1º Destacamento Policial do 39° BPM que ficará sediado no bairro do Roseiral, conhecido como Complexo do Roseiral. Serão 125 policiais atuando na região, aumentando o efetivo do 39º BPM de 379 para 504 agentes.

Desde o dia 11/01 as comunidades vêm sofrendo contidamente com a operação policial para a implementação do novo destacamento e os seus brutais impactos na rotina da população. Para saber mais detalhes desta megaoperação policial, acesse aqui o nosso artigo na íntegra.

A IDMJR segue acompanhando as violações de Estado que estão ocorrendo em Belford Roxo. As moradoras e moradores cotidianamente relatam casos de torturas, execuções e assassinatos cometidos pelas polícias.

Até este momento, já são 22 pessoas assassinadas durante a implementação do destacamento da PM, recebemos informações que os corpos estão sendo retirados em carroças pelos próprios moradores. Duas semanas de terror em Belford Roxo e que não tem perspectiva de acabar, haja vista, que o confrontos entre facções de tráficos e milícias para manter o domínio dos territórios já iniciaram e a população fica refém deste fogo cruzado.


Clique e receba todo nosso material e análises direto no seu e-mail, de graça!
https://bit.ly/3e9Ay76

Um comentário em “DENÚNCIA INTERNACIONAL: MORTES EM BELFORD ROXO Deixe um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: