Ir para conteúdo

TESTAGEM MASSIVA DE COVID-19 É UM DIREITO!


Por Equipe IDMJR

A situação é muito pior! afirma o Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (Nois), da PUC do RJ com relação ao Covid-19. A falta de testagem em pacientes suspeitos mascaram a situação. O Estado do Rio de Janeiro que está entre os dez estados brasileiros que menos notificam os casos de Covid-19.

Segundo os dados, no estado fluminense a taxa de subnotificação é de 7,2%. O que significa que o número real de infectados pode ser quase 13 vezes maior do que o apresentado pelas autoridades.

Com isso, os 2.464 casos registrados poderiam ser, na verdade, mais de 32 mil. A falta de testes hoje é um dos principais problemas para enfrentamento ao Covid-19.

Na Baixada Fluminense as pessoas que procuram os serviços de saúde com algum sintoma e não conseguem ter acesso a testagem e nem ao atendimento básico.

O discurso do Estado com relação ao número baixo de testagens passa pelo discurso que falta testes no mundo inteiro, como também o o alto custo para compra.

Entretanto, os Estados que colocaram a Testagem como prioridade como no caso da Alemanha e Coréia do Sul, também investiram na fabricação própria. Ou seja, o que realmente falta é a vontade política para salvar vidas e enquanto isso o Estado mantém suas ações cotidianas da Necropolítica.

Ressalta-se dinheiro para salvar o sistema financeiro e orçamento público para armar e equipar a polícia não falta. Porém, para garantir a Testagem massiva em um momento de crescimento dos casos de um pandemia mundial, não há recursos suficientes.

Neste momento, o Estado precisa estimular o desenvolvimento de testes rápidos nacionais e promover o acesso à testagem para todes como prioridade ou não conseguiremos enfrentar o vírus. E se o Estado não agir de forma a garantir a mínima infraestrutura hospitalar, medicamentos e testagem massiva, o resultado será a morte de milhares de pessoas.

Mais Vida, Menos Lucro!

#TestagemCovid19paraTodos!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: