Ir para conteúdo

COVID-19: A IMPORTÂNCIA DA TESTAGEM MASSIVA


Por Fransérgio Goulart

Países que priorizaram a testagem massiva e ampla para todes como Coréia do Sul, China e Alemanha junto com a estratégia do isolamento social foram os que começaram a exibir melhores resultados no controle da pandemia e conseguiram sair da curva de pico da morte cotidiana para números mais baixos de infectados.

Por isso é urgente a imediata concentração de esforços políticos do governo para a realização dos testes rápidos. Ademais, que todos os recursos disponíveis sejam realocados para efetuar a testagem massiva e prover a infraestrutura da rede hospitalar para receber a população.

Nas grandes cidades do país, onde a concentração populacional gera um risco da contaminação maior, trabalhadores cotidianamente seguem se expondo à doença enquanto usam os transportes coletivos lotados, ou mesmo por estarem em locais de trabalho que já possuem casos detectados, mas que não promovem o teste a todos e nem possuem equipamentos de proteção.

Sabemos que a doença pode ser assintomática nos primeiros dias e semanas, por isso a opção do governo em fazer testes somente em quem apresenta sintomas, ou em sintomas graves como determinou alguns estados, reafirma a Necropolítica estruturante do Estado brasileiro, afinal sabemos que negros e/ou pobres serão as principais vítimas do Covid-19.

Todavia, o Governo continua a sistemática opção política de injetar bilhões de reais no sistema financeiro para continuar garantindo lucros para a empresariado com a chancela do Banco Central o Brasil e com o Ministro Paulo Guedes, um voraz defensor do sistema bancário.

Evidenciando que a prioridade do Estado neste momento é salvarguardar a lucratividade da burguesia via socialização dos prejuízos, já que nossos impostos serão a fonte monetária para impedir a quebra do sistema financeiro. Em nenhum momento o Estado opta em priorizar a garantida da vida da população e segue apresentando dados subnotificados, que nem de longe representam a realidade do cenário brutal da pandemia.

A IDMJR defende que todas as pessoas tenham o direito de fazer o teste e contar com um sistema de saúde gratuito com condições mínimas de atendimento a todes.


Mais Vida, Menos Lucro!

#TestagemCovid19paraTodos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: