0 3 min 3 anos

Por Equipe IDMJR

A Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial – IDMJR tem por um dos seus eixos de trabalho/militância a garantia da memória e não esquecimento do legado do nosso povo. Por isso, iniciamos hoje a Campanha 30 de abril – Dia da Baixada: Memórias e Resistências contra a violência do Estado que busca reafirmar que nossos passos na luta contra a violência do Estado na Baixada Fluminense vêm de muito longe.

A Campanha pretende publicar 06 entrevistas com lideranças comunitárias , militantes e pesquisadores falando de movimentos e organizações sociais que lutaram e lutam contra a violência do Estado na Baixada e uma mini biografia sobre uma das principais lideranças da Baixada.

Com a reconstrução e sistematização dessas narrativas queremos garantir o direito à memória para que os movimentos e organizações sociais e gerações atuais compreendam que o caminho para enfrentar a Violência de Estado e seus efeitos e atos traumáticos, passa por reivindicar essa história e memória de luta dos moradores da Baixada Fluminense.

Confira abaixo o nosso cronograma de publicação de entrevistas e textos sobre a resistência na Baixada Fluminense desde a fundação do seu território protagonizada pelos conjuntos de quilombos que formaram à região até os principais movimentos e personagens que cotidianamente travam a luta contra as violações do Estado em tempos de milicialização da política de segurança pública.

E para encerrar a semana de comemoração do Dia da Baixada, a IDMJR irá promover uma Live no dia 30/04 às 18h. Será uma Live de Lançamento da Edição Especial do Boletim da IDMJR: Covid-19 e as Milícias na Baixada Fluminense. A temática abordada será o histórico de memórias e resistências na Baixada contra as incessantes violações do Estado que a população é submetida.

Mesmo em tempos de quarentena, o braço armado do Estado promove o genocídio letal da população negra, pobre, favelada e periférica. Por isso, a IDMJR reuniu informações das operações policias e atuação das milícias na Baixada durante o período de isolamento social.

O Boletim Especial da IDMJR já está disponível para acesso. Confira aqui!

A live vai acontecer no Facebook da Página da IDMJR no dia 30/04 às 18h!
💻 Link da Live: https://www.facebook.com/dmjracial
⌨ Quer participar?
Envie suas perguntas, inquietações e comentários pra gente!


Deixe uma resposta