Ir para conteúdo

TESTAGEM COVID-19 PARA TODAS E TODOS!


Por Equipe IDMJR

Ouvimos por parte do Estado e até por Movimentos sociais muito sobre isolamento social e programas de distribuição de renda. Porém, muito pouco sobre a importância da Testagem massiva na população.

Para OMS e também para IDMJR, se não somos capazes de produzir e realizar testagens rápidas e em larga escala, nada adiantará os outros esforços de achatamento da curva do Covid-19, já que não conseguimos identificar os pontos de picos de contaminação e nem seu arrefecimento dado a não identificação de pessoas infectadas.

Sem diagnóstico das pessoas disponíveis e de fácil acesso, não podemos pensar em estrutura de leitos, nem na quantidade de respiradores, profissionais de saúde, medicamentos e nem a busca de um tratamento mais adequado, ou seja, o planejamento ao enfrentamento ao Covid-19 ficará reduzido ao achismo ou comparações com outros países.

A Testagem deve ser uma prioridade na luta contra a COVID-19. Hoje desejamos diminuir o número de óbitos e encontrar a cura, mas não podemos esquecer de compreender a especificidade deste vírus em território nacional. Isso significa saber onde o vírus está, em quem, e há quanto tempo?! Por isso, temos que incidir com o Estado para garantir a oferta e desenvolvimento de testes rápidos e com acesso para todes como prioridade na luta contra o Covid-19.

Para sair desse maremoto, precisamos de informações sobre a atividade epidêmica, onde o vírus está, com quem, por quanto tempo. Sem esses dados, podemos até achatar a curva, mas não evitaremos a sobrecarga médica e muito menos saberemos até quando medidas de isolamento social e os bloqueios deverão ser mantidas ou intensificadas, afinal não temos a noção de quantas pessoas estão infectadas.

Por quanto tempo aguentaremos fica em quarentena, sob estresse constante, sem contato físico, sem beijos e abraços? Imaginemos a saúde mental de milhões de pessoas confinadas por meses. Entendendo, que parte da população não consegue se manter em isolamento social, alguns sistemas de geolocalização já indicam que a população está cada vez mais nas ruas.

Precisamos de dados sobre a prevalência e incidência do coronavírus para tomar decisões.

#TestagemCovid19paraTodos!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: