1 3 min 2 anos

Por Equipe IDMJR


A Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial vem com mais um memorial em homenagem à resistência na Baixada Fluminense. Resistir é ação contínua e cotidiana, essa é uma característica que também vem atravessada por diversas formas de construção da resistência, e por inúmeras pessoas que ao longo do tempo se insere na história da Baixada.

Pensando nesse mosaico de pessoas e ações, a IDMJR lança o Memorial Baixada Resiste, ilustrando a diversidade e dando cara à personalidades que utilizam suas habilidades de forma coletiva. As lideranças religiosas de matriz africana, Mãe Meninazinha de Oxum e Iyalorixá Soraya D’Odé, os ativistas culturais Dudu de Morro Agudo e  Aércio Barbosa, os professores Luiz Bruno e Otair Fernandes, a cineasta Janaína Oliveira e ativista social Silvana Azevedo formam o time de homenageados, que no seu campo de atuação vêm lutando contra as opressões raciais, religiosas e educacionais, travando um enfrentamento contra as desigualdades que organizam hierarquias desumanas, refletindo em uma constante violência nos territórios da baixada. Violência que acontece nos terreiros de Candomblé, no pátio das escolas públicas, na fila do atendimento dos serviços públicos, na ausência de aparelhos culturais e tantos outros contextos que torna a ação da resistência uma condição sempre urgente. A estrutura do Estado proposital de ausências e negligências operam de maneira sistemática no dia a dia da Baixada definindo as violências de Estado como ordem natural para esses territórios. 

Os homenageados e homenageadas deste memorial vêm produzindo outros olhares sobre a Baixada Fluminense e mostrando que a resistência tem muitas faces. A arte, educação e memória formam uma base sólida para a cultura de um povo garantindo a permanência da diversidade cultural como direito de todas as pessoas. 

Então no próximo sábado, dia 09.10.21, às 10h na Via Light, altura do número 1709, a gente vai se juntar e fazer coro com essa galera que resiste na manutenção de nossas existências e histórias.

Cola com a gente. A Baixada Resiste!


One thought on “MEMORIAL BAIXADA RESISTE!

Deixe uma resposta