1 3 min 3 anos

Por Equipe IDMJR


A Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial realiza o II FAN – Festival Audiovisual da Negritude da Baixada Fluminense, confira abaixo a lista de obras e autores/as selecionados para a grande finalíssima que irá premiar as 3 melhores obras de cada categoria no dia 28/08 às 14 h no Espaço Galpão Gomeia Criativo. Além de contar com apresentações artísticas, exposições de fotos e exibições de filmes. Não percam!

Na sua segunda edição o FAN Baixada vai premiar produções audiovisuais, podcast e fotografias, produzidos por artistas negres da Baixada Fluminense, unindo arte e cultura no debate da segurança pública, memória e o enfrentamento ao racismo.


O festival, que nesta edição acontece no espaço Goméia, em Duque de Caxias, aponta a necessidade urgente de construir reflexões sobre como os artistas desses territórios da Baixada expressam seu fazer artístico, gerando denúncia e produzindo resistência diante questões estruturais. Debater temas tão sensíveis, como o genocídio, o racismo, memória, a violência de Estado é uma demanda constante para os coletivos de arte, educação e cultura.


A Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial entende a expressão artística como parte da história da Baixada Fluminense, assim como os desafios e barreiras que estes artistas enfrentam. Assim, valorizar e premiar as produções em filmes, podcast e fotografia é a forma que encontramos para fortalecer a ação cultural desses artistas, ao mesmo tempo em que reafirmamos narrativas diversas sobre esses territórios.


Neste ano, devido à pandemia mundial do Coronavírus, seguiremos todas as medidas sanitárias definidas pela Organização Mundial da Saúde, como a obrigatoriedade do uso da máscara durante todo o evento, pontos de álcool gel por todo o espaço e distanciamento social. O festival acontece no dia 28.08.2021, entre 14h e 18h, no espaço Goméia – Galpão Criativo, que fica na rua Dr. Lauro Neiva, nº32.


Esperamos com esta atividade fomentar mais uma ação cultural em Duque de Caxias.
Acompanhe as redes sociais da IDMJR pois nas próximas semanas anunciaremos os premiados e estamos à disposição para contatos.


One thought on “RESULTADO – FAN BAIXADA

Deixe uma resposta